O seguro fiança locatícia, também conhecido como seguro aluguel, é o seguro que, em caso de inadimplência, garante ao proprietário do imóvel o pagamento dos aluguéis e de outros encargos assumidos na locação.
Este tipo de seguro pode ser utilizado na locação de imóveis residenciais, comerciais e não residenciais (consultórios e escritórios, por exemplo) localizados exclusivamente em regiões urbanas.
Enquanto inquilino, você será o responsável pela contratação e pagamento do seguro junto à seguradora. Em contrapartida, o proprietário será o segurado e beneficiário do seguro, ou seja, quem receberá a indenização.
Na prática, funciona assim, caso seja preciso acionar o seguro por um atraso no pagamento do aluguel, a seguradora paga ao proprietário os valores em aberto, mas busca junto ao inquilino o ressarcimento da indenização que precisou fazer.
Para quem é?
O Seguro Fiança Locatícia é para você que vai alugar um imóvel e quer substituir o fiador ou a caução por um Seguro Fiança.
Como funciona?
Em caso de imprevistos que acarretem inadimplência do locatário, o proprietário do imóvel é ressarcido, recebendo o aluguel. Coberturas adicionais incluem o pagamento de encargos legais vencidos, como água, IPTU e despesas condominiais.
Vantagens
Além de dispensar o fiador, você conta com uma série de serviços de assistência emergencial para pequenos reparos ou consertos no imóvel alugado.
Para o proprietário
Liberdade de escolha de coberturas de acordo com o contrato de locação, evitando o risco de ter a garantia de fiadores “profissionais”.Certeza do recebimento dos valores de aluguéis e de outros encargos e obrigações previstas no contrato de locação.
Para o inquilino
Agilidade na aprovação do contrato de locação.
Evita o desembolso imediato da caução em dinheiro (habitualmente 3 vezes o valor do aluguel mensal).Evita o pagamento abusivo a fiadores “profissionais”.
Cobertura básica
- Aluguel.
Coberturas adicionais
- Encargos legais – despesas ordinárias condominiais;
- Encargos legais – água;
- Encargos legais – luz;
- Encargos legais – gás canalizado;
- Encargos legais – IPTU
- Multa por rescisão contratual;
- Danos ao imóvel;
- Pintura do imóvel (interna e externa).