Seguro automotivo ou proteção veicular? Entenda a diferença - Total Seguros

Uma dúvida muito comum. Ter clareza quanto a diferença entre cada um deles é essencial para que a escolha seja eficaz e adequada às suas necessidades e estilo de vida.

– O seguro automotivo é um serviço comercializado por seguradoras regulamentadas. Elas estão sujeitas às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A ligação a esses órgãos garante que você tenha garantias legais e seja protegido. Ao contratar um seguro, você passa a ser cliente e a seguradora assume todos os riscos envolvidos nas coberturas que você contratou.

– A proteção veicular é um serviço comercializado por associações e que oferece algumas coberturas para o veículo. Diferente do seguro automotivo que está sujeito a fiscalização de órgãos públicos e privados, as proteções veiculares não têm instituições que regem essas atividades, portanto operam na ilegalidade.

As pessoas que contratam esse serviço compartilham os riscos com todo o grupo. Na proteção veicular cada pessoa paga um valor mensal (que pode variar) para ter as coberturas contratadas e, caso aconteça algo, o dinheiro para cobrir o sinistro vem de um fundo mantido por todos.

Se por acaso esse fundo não tiver saldo suficiente para cobrir determinado sinistro, todos os integrantes do grupo devem arcar com os custos.

Uma questão muito importante quanto a este tipo de serviço é que ao entrar nesta associação todos os clientes passam a serem responsáveis pelos prejuízos do grupo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.